5 Temas para pregação infantil

5 Temas para pregação infantil
18 maio 2017

Jesus, porém, chamando-as para si, disse: Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque de tais é o reino de Deus, Lucas 18:16

A pregação para crianças deve ser feita idealmente por meio de dinâmicas ou através do “contar histórias” com o uso de recursos didáticos que prendam a sua atenção, como peças de teatro, fantoches, cartazes ou revistas.

As crianças também precisam ser evangelizadas. E cabe ao Ministério infantil repassar os preceitos básicos das Escrituras aos pequenos cristãos. Entre os temas importantes que devem ser tratados pelo Ministério Infantil, citamos os seguintes 5 temas de pregações para o ministério infantil:

 

Tema 1: A Criação do Mundo

5 temas de pregações para o ministério infantil godalive

 

Para esta pregação você pode usar como texto base Gênesis 1: 1-2

No princípio criou Deus o céu e a terra.E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.Gênesis 1:1,2

Para ensinar a criação às crianças o líder pode usar o recurso de Data Show e, por exemplo, ao dizer que Deus disse Haja luz; e houve luz mostrar uma imagem, ou o trecho de um vídeo com o sol nascendo.

Após, ao contar que Deus viu que a luz era boa e separou a luz das trevas e à luz chamou de Dia e às trevas de Noite, mostrar novamente uma imagem ou um vídeo, mas desta vez ilustrando para as crianças a noite e o dia.

E assim por diante, sempre procurando imagens ou editando pequenos vídeos que prenda a atenção do pequeno e o ajude a entender a mensagem.

 

Tema 2: Adoração a Deus

5 temas de pregações para o ministério infantil godalive

 

Como texto base para esta pregação o líder pode utilizar o versículo 23, do capítulo 4, de João:

… os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem, João 4:23

Nesta pregação você pode utilizar, por exemplo, dinâmicas para esclarecer às crianças o que são os verdadeiros adoradores que o Senhor procura e o que é a verdadeira adoração a Deus.

Você pode pegar um papel e um lápis e pedir a uma criança para que desenhe algo, mas ela deve fazer isso sem olhar para o papel e ainda deve conversar com outros coleguinhas.

Depois de alguns minutos, ou quando a criança avisar que terminou, você pode perguntar ao pequeno se ele conseguiu fazer o desenho com perfeição. É claro que a resposta é… não!

Então, o líder ensinará que não há como ser um verdadeiro adorador se você não adora ao Senhor de todo o seu coração e com todo o seu corpo. Explique à criança que ela pode adorar ao Senhor em oração e com louvor, simplesmente, por Ele ser Deus! O nosso Pai, que nos protege e nos ama!

 

Tema 3: A crucificação de Jesus

5 temas de pregações para o ministério infantil godalive

 

Recomenda-se que o texto base para esta pregação seja João 4:14, seguinte:

Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna, João 4:14

Nesta pregação você pode fazer uma peça, posteriormente, pode até representá-la à Igreja nos cultos, conforme o caso. Para facilitar faça um resumo que relate, desde Jesus no Getsêmani até a crucificação e ensaie somente a dramatização com as crianças.

Na encenação da peça um dos líderes lerá a narração, enquanto os pequenos fazem a dramatização com o auxílio de líderes. No Jardim do Getsêmani a criança que representará Jesus deverá se ajoelhar, pode ser em uma cadeira, coberta de pano ou papel na cor cinza ou preta. Comece do lado direito da Igreja ou do outro, fica a seu critério, o fato é que em cada cena as crianças devem caminhar de um lado para o outro.

Após, prossiga e encene a prisão de Jesus coloque duas ou três crianças para estarem do lado de Jesus (representado os apóstolos) e outras duas ou três para “prenderem” Jesus. Então as crianças caminham para o lado esquerdo e entregue uma cruz de papelão ao “pequeno Jesus”, que a levará até o outro lado, com os personagens lhe acompanhando, representando o flagelo e a caminhada.

Em seguida, posicione as crianças ao meio e por fim auxilie as crianças a encenar a colocação da coroa de espinhos e a morte de Jesus.

Ao ensiná-las a encenar esta pecinha lembre-as que Jesus morreu para nos dar salvação!

 

Tema 4: guarda a tua coroa

5 temas de pregações para o ministério infantil godalive

 

Nesta mensagem utilize como texto base Apocalipse 3:11, a seguir:

Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa, Apocalipse 3:11

Explique às crianças que Jesus é nosso salvador e rei! E que se somos filhos e filhas de Deus (Deus Pai, Deus Filho e Espírito Santo) também somos príncipes e princesas do Senhor e também temos uma coroa que nos aguarda no Reino dos Céus!

Alerte as crianças que o inimigo tenta nos convencer em pecar (bater no coleguinha, falar palavrão, desobedecer nossos pais, etc) para nos fazer perder a nossa coroa!

O apelo final desta mensagem deve ser na mudança de comportamento ou na continuidade de atitudes de respeito, obediência e educação.

 

Tema 5: Jesus pode curar!

5 temas de pregações para o ministério infantil godalive

 

Existem vários textos base que podem ser utilizados para esta pregação, dependendo de qual você escolher faça cartazes coloridos que representam os acontecimentos descritos na passagem, um exemplo é Mateus 9:6, que se segue:

Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa, Mateus 9:6

Explique às crianças que Jesus, da mesma forma, como curou o paralítico pode nos curar ou curar a quem amamos. Mas para que isso possa acontecer precisamos ter FÉ!

 

Conclusão

5 temas de pregações para o ministério infantil godalive

A pregação para crianças deve conter estas ou outras dinâmicas capazes de fazê-las entender a mensagem que está sendo ensinada!

O Ministério Infantil é o instrumento de Deus para a evangelização das crianças e esperamos que estes 5 temas de pregações para o ministério infantil os ajudem nesta jornada.

Deus Abençoe!

 

 

share

Comments

  1. Elizabete Soares : agosto 31, 2018 at 9:30 pm

    Obrigada!
    Deixe Deus continuar te usando! Muito bom esses exemplos. Amei!!!

  2. Tomás Segunda Trindade Capuca : setembro 10, 2018 at 7:45 am

    Olá bom dia

    Que Deus continue a abencoar-vos de formas grandiosas.

    Eu li o artigo e aprendi muito, tal conhecimento eu apliquei na minha igreja onde sou professor da Escola Bíblica Dominical para as crianças.
    Eles amaram as mensagens além de ser curtas foi objetivas e de fácil compreensão.

    Peço que continue a me enviar conteúdos de géneros para o email.

    Obrigado por tudo

    • Olá Tomas, muito obrigado pela mensagem. Ficamos muito felizes em saber que estamos conseguindo ajudar. Deus abençoe.Pode deixar, vamos incluir seu email em nossa lista para receber os nosso próximos artigos.

  3. Rihan da lapa : outubro 30, 2018 at 5:54 pm

    Gostei Bjs <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *